Jacob Mellis, ex-jogador de 32 anos, formado pelo renomado Chelsea e com uma história nas seleções de base inglesas, está passando por uma dura realidade pessoal.
Sua estreia profissional foi em 2010, jogando pelos Blues contra o Zilina em uma partida da Champions League. No entanto, 13 anos mais tarde, Mellis perdeu tudo e enfrenta uma luta diária contra o alcoolismo, além de estar vivendo nas ruas.
Sem clube e retirado do futebol desde a saída do Leatherhead amador, da 8ª divisão, no ano anterior, Mellis foi descoberto pelo jornal Daily Mail, que relatou sua desoladora situação.
“Ele está sem casa, carro ou salário. Nos últimos 18 meses, Jacob se mantém graças à assistência financeira de parentes e amigos que cedem seus sofás para ele descansar ou que ajudam financeiramente para uma estadia de hotel”, informou o periódico.
Mellis concordou em conceder uma entrevista ao jornal britânico em um hotel de Manchester, onde passou a noite – uma despesa de 95 libras (R$ 581,67), coberta por um amigo.
Durante a entrevista, revelou que estava em busca de um lugar para dormir. Caso ninguém lhe oferecesse dinheiro, ele teria que viajar para Nottingham para pernoitar na casa do irmão.
“Passo meus dias ponderando para onde irei”, expressou tristemente.
“Tenho família, mas não quero ser um fardo para eles. Quero tentar lidar com as coisas à minha maneira. Tem sido desafiador. Eu tento não refletir muito sobre o que estou vivendo. Apenas procuro seguir adiante”, enfatizou.
“Eles desejam o melhor para mim e tentam me auxiliar da maneira que podem, mas, obviamente, todos têm suas próprias vidas para viver. Eles me ajudam com estadias em hotéis, e eu me hospedo em suas casas ocasionalmente”, adicionou.
Ao discutir o que falhou em sua carreira, Mellis, que deixou o Chelsea sem se consolidar e passou por várias equipes pequenas e médias da Inglaterra antes de se aposentar devido a uma lesão no joelho, admitiu que sempre lutou contra o alcoolismo.
“Durante toda minha carreira, foi algo que sempre me trouxe problemas. Quando você bebe, nunca está realmente no comando de suas ações”, refletiu.
“O álcool prejudicava meus treinos, e os técnicos não ficavam contentes. Recordo-me de uma vez que cheguei totalmente embriagado a um treino, aos 19 anos. Steve Holland [assistente do Chelsea na época] me mandou embora. Houve muitas situações em que fui prejudicado por isso”, admitiu.
“Lembro-me que, naquele tempo, David Luiz (ex-defensor do Chelsea) não falava muito inglês, mas me advertia. Durante o aquecimento, ele gesticulava e perguntava: ‘Você tem bebido?’. Eu confirmava e ele, em seguida, fazia um gesto com o dedo e dizia: ‘Então pare!'”, relembrou.
O ex-meia admitiu que frequentemente foi treinar sob efeito do álcool e compartilhou que ainda luta contra o vício, especialmente agora.
“Estou bebendo tanto quanto posso, para ser franco. Apenas para tentar aliviar o estresse”, destacou. “Bebo sempre que tenho a oportunidade”.
Mellis também mencionou que tem tentado se qualificar como treinador para atuar nas categorias de base. Porém, o fato de não possuir uma moradia fixa tem impedido sua busca por um emprego, especialmente quando as oportunidades envolvem trabalho com crianças e adolescentes.
Leia Também: